Informação correta pode ser decisiva para fidelizar o cliente
Por Wagner Lai, membro da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB/PR Londrina
"Informação é tudo quando se trata de relação de consumo. Ela
pode ser a única diferença entre o consumidor satisfeito e o consumidor
ofendido. Além disso, não se trata somente de uma exigência legal, mas de
respeito ao cliente que é, em última análise, o único propósito de toda cadeia
de produção.
Ao consumidor, a informação correta pode ser decisiva na sua
escolha e para o fornecedor, a fidelização de mais um cliente satisfeito.
Legalmente, a falta de informação clara, precisa e ostensiva
pode fazer de um produto ou serviço tecnicamente perfeito defeituoso, não se
adequando ao fim a que se destinava aos olhos do consumidor e dando a ele a
sensação de ter sido enganado. Quem nunca adquiriu algo esperando um resultado
e ao consumi-lo não era nada do que foi anunciado?
O fornecedor detém todas as informações sobre seu produto ou
serviço e por isso cabe a ele repassá-las ao consumidor. E toda informação
passada irá vinculá-lo, dando o direito de exigir que seja cumprida qualquer
oferta.
O bom senso, obviamente, é sempre aplicado. É impossível
prever tudo. Tanto que a lei não considera defeituoso um serviço em que não foi
utilizada técnica mais nova, desde que atenda ao fim informado pelo fornecedor
e desejado pelo consumidor. O mesmo vale aos produtos. Não há como esperar a
adoção da última tecnologia em um carro popular, cujo conceito prevê itens mais
simples. Porém, eventuais itens de conforto anunciados devem ser atendidos.
Nos casos de restrições, a lei exige informações ainda mais
ostensivas e destacadas para evitar que o consumidor adquira um produto ou
serviço por erro. E é aí que estão inúmeras discussões judiciais, especialmente
sobre os contratos bancários e aquisições “online”.
Portanto, sempre que adquirir algum produto ou serviço, exija
o máximo de informações possível e, ao fornecê-los, ofereça-os com toda
informação necessária. Boa-fé e transparência entre consumidor e fornecedor são
a chave para um consumo satisfatório e sustentável."
Nenhum comentário:
Postar um comentário