Missão

A Comissão de Direitos do Consumidor visa a promover a defesa dos dispositivos constitucionais e legais, por meio de amplo e contínuo estudo de normas consumeristas, a fim de embasar suas atividades de difusão de conhecimento nos meios sociais, de deliberação e defesa de políticas públicas, de fomento à cidadania e ao estudo acadêmico, científico e cultural, contribuindo com aprimoramento profissional, com a viabilização da harmonia das relações de consumo e com a pacificação social. Cumpre seus objetivos atuando de forma direta através de ações de ensino, pesquisa e extensão.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Peugeot deve pagar multa por publicidade incompleta

A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba instaurou procedimento administrativo para verificar descumprimento, por parte da montadora Peugeot Citroën do Brasil Automóveis Ltda, de termo de ajustamento de conduta (TAC) que trata da publicidade dos veículos feita por montadoras e importadoras de automóveis que atuam no país. O TAC foi assinado em 30 de agosto de 2010 por representantes do setor e promotores de Justiça de todas as regiões do Brasil e é válido em todo o território nacional.

De acordo com o que foi apurado pela Promotoria, a propaganda da Peugeot, estrelada pelo ator Bruno Gagliasso, não apresenta de forma completa as condições de pagamento dos veículos mostrados, dando maior ênfase ao valor da parcela do financiamento. Pelo TAC, as empresas devem informar o preço de uma maneira uniforme, com o valor do veículo, a entrada, a quantidade e o valor das parcelas e a taxa de juros. Todas essas informações devem ser narradas e/ou escritas em um mesmo tamanho de letra.

Conforme previsto no TAC, o descumprimento implica no pagamento de multa que varia de R$ 30 mil a 150 mil, de acordo com o valor da campanha publicitária. A empresa também deverá providenciar a retirada da propaganda do ar. 

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